Créditos: Leandro Pagliaro

Quem sou

Costumo me definir como um contador de histórias em qualquer formato de publicação ou janela. Jornal, revista, TV, cinema, em volta da mesa, na internet, em post, poema, letra de música inacabada e, agora, em live. Este site – que nasce em pleno confinamento, neste 2020 tão desafiador para todos nós – é mais uma ferramenta de conexão e comunicação.

Durante a quarentena, tentei me enxergar de dentro para fora, livre de definições meramente profissionais, em busca de uma resposta para esta questão tão difícil de responder: “Quem é você?” Cheguei, até agora, a uma descrição mais ou menos assim: “Contador de histórias, pai de 3 filhos, luto para deixar algum legado nesta minha breve passagem por aqui. Livros e filhos, por exemplo, fazem parte deste legado.”

Enquanto aprimoro esta definição, ainda bem imperfeita, compartilho com vocês esta biografia, digamos, mais profissional.

Marcel Souto Maior é jornalista, escritor e roteirista, autor de best-sellers adaptados para o cinema, como “As Vidas de Chico Xavier” e “Kardec”, e co-criador de programas de sucesso na TV, como “Profissão Repórter”, com Caco Barcellos, e “Na Moral”, com Pedro Bial.

Publica, todos dias, no Instagram e Facebook reflexões, citações que o inspiram, poemas e histórias suas e de seus biografados.
   

Nascido em Brasília, em 2 de abril de 1966, e formado em Jornalismo na PUC do Rio de Janeiro, Marcel iniciou carreira como repórter dos jornais “Correio Brasiliense” e “Jornal do Brasil” – sempre nas editorias de Cultura - antes de se transferir para a TV Globo, no início dos anos 1990, onde estreou como editor do programa “Fantástico”.

Nas últimas décadas conciliou os desafios como roteirista e diretor da TV Globo com a carreira de escritor. Entre os 10 livros já publicados, estão, além das biografias jornalísticas de Chico Xavier e Allan Kardec, obras tão diversas quanto o “Almanaque da TV Globo”,  a coletânea “Frases para Guardar” e sua estreia na literatura infanto-juvenil, o recém-lançado “Nós, os ETs”, em parceria com a premiada Mariana Massarani.

Casado com a também jornalista Anabela Paiva, Marcel é pai de 3 filhos - Antônio, Isadora e Tomás – e mora no Rio de Janeiro, aos pés do Cristo Redentor.