Marcel souto Maior Pensando Foto
Créditos: Leandro Pagliaro

Filmes

Nem eu mesmo sei direito como tudo aconteceu, mas a verdade é que três dos meus livros acabaram chegando ao cinema. Esta experiência - a de ver o próprio livro ganhar cor e movimento nas telas - é sempre emocionante para o escritor. 

Eu me lembro de estar ao lado do diretor Daniel Filho na pré-estreia de “Chico Xavier “no Cine Gávea, no Rio de Janeiro, em evento restrito ao elenco e equipe técnica, e dizer o seguinte para ele, minutos antes da sessão, enquanto sentia minhas mãos derreterem e meu coração acelerar: 

- Há duas semanas eu estava no centro cirúrgico acompanhando o nascimento do meu terceiro filho e estava muito mais  tranquilo do que estou agora. Muito mais.

Ele riu. Eu estava falando sério.  

Ver o filme foi um parto, com final feliz, como foi o do meu caçula, Tomás!

Mas vamos aos filmes, um por um:

Kardec

Em 2013, o diretor Wagner de Assis – responsável pelo fenômeno de bilheteria “Nosso Lar” – aceitou meu convite (ou desafio) para dirigir um filme baseado na biografia “Kardec”, que eu ainda estava escrevendo. Seis anos depois, com produção da Conspiração Filmes, o "longa-metragem" chegou às telas de todo o Brasil e ao streaming de mais de 160 países com uma reconstituição impecável de época e interpretações admiráveis de Leonardo Medeiros, como Kardec, e Sandra Corveloni, como Gabi. São muitos os relatos de espectadores que descobriram a obra de Kardec a partir do filme e encontraram respostas e caminhos em “O Livro dos Espíritos”.

Marcel Souto Maior Entrevista Foto
Marcel Souto Maior Kardec Bastidores Foto
Créditos: Dan Beher

As mães de Chico Xavier

Com Nelson Xavier no papel de Chico Xavier, o livro “Por trás do Véu de Ísis” ganhou a adaptação “As mães de Chico Xavier”, sob direção de Glauber Filho e Halder Gomes, em 2011. No elenco, o ator Caio Blat interpreta o papel de um jovem repórter que tenta desvendar o enigma Chico Xavier e é surpreendido por fenômenos inexplicáveis ao entrar em contato com ele. Resisto um pouco a admitir, mas vamos lá: aquele era o jovem Marcel às voltas com seus primeiros passos no território onde “vivos e mortos se encontram”, como eu costumava definir.

Marcel Souto Maiot Elenco As Mães de Chico Xavier
Marcel souto Maior Com personagem As Mães de Chco xavier Foto

Chico Xavier

Meu livro de estreia, “As Vidas de Chico Xavier”, gerou o belo “Chico Xavier”, dirigido por Daniel Filho e protagonizado por Nelson Xavier. Lançado em 2010, o filme bateu recorde de bilheteria no primeiro final de semana de abertura e alcançou quase 3,5 milhões de espectadores em 19 semanas de exibição. No elenco, grandes nomes como Paulo Goulart, Tony Ramos, Christiane Torloni, Giulia Gam, Leticia Sabatella e o ator Ângelo Antônio, que interpretou o jovem Chico, no período mais turbulento de sua vida, quando ainda vivia sob ataque da imprensa, em sua cidade natal, a mineira Pedro Leopoldo. O filme também gerou uma minissérie em 4 episódios exibida na Rede Globo.

Marcel Souto Maior Chico xavier Filme Foto
Marcel Souto Maior Chico xavier Filme Foto 02